20 janeiro 2008

O toque de Deus, o toque do homem

Toco na tela e tudo muda...
Aqui do "alto" dos meus 44 anos eu aprendi a olhar o mundo de um jeito muito diferente de quando eu tinha menos idade.
Aprendi a ver Deus como um ser que também evolui, e que considero um amigo muito próximo, tão próximo que posso conversar com Ele de dentro da minha cabeça.
Esta semana assisti à peça "A Alma Imoral", da Clarisse Niskier, texto adaptado do livro homônimo do rabino Nilton Bonder. Um espetáculo maravilhoso que recomendo a todos os mortais, principalmente aqueles que entendem (ou querem entender) que pra viver precisamos entender quando o "certo é certo, quando o errado é errado, e sobretudo, quando o certo é errado, e o errado é certo". Com certeza, nesse mundo maluco e cada vez mais rápido em que vivemos, isso é algo fundamental.
Não existem bem e mal absolutos, muitos menos certo e errado absolutos. O que existe é nossa luta pela sobrevivência e superação. Tem muita gente que não se liga nisso, acha que é assunto pra malucos, mas esse espetáculo fez link com os meus estudos de mestrado, tocando no assunto do mutante e consequentemente, no assunto da era pós-humana, essa em que vivemos, e que pouca gente sabe também.
Do ponto de vista pessoal, daquilo que o espetáculo mexeu na minha consciência, fiquei feliz por ver que tenho dosado "traição e tradição" de um jeito bacaninha na minha vida. Tudo que eu desejo às outras pessoas.
Ser feliz consigo mesmo, no entanto, não é sinônimo de estar acomodado. Pelo contrário, entrei 2008 incomodadíssimo comigo mesmo, querendo brotar, lançar folhagens novas no espaço, enfim recuperar o "eu que mora dentro de mim" e que andou um pouco embotado nas lutas pela sobrevivência. Será que consigo ? Espero que sim, amigos e pessoas queridas nessa torcida, graças a Deus tenho muitos. Já é um ótimo começo (ou recomeço).
Entre as coisas que decidi, pra botar minha cara no mundo, foi voltar a escrever nesse blog, que passa agora a ter um outro formato, diferente do proposto inicialmente que era pra ser um blog de poesias. Agora vai ser um blog de vida mesmo, com tudo ao mesmo tempo agora, aliás, como eu gosto.
Espero assim conseguir, inclusive, estabelecer novos contatos.
Vamos ver o que acontece quanto toco a tela... se ela muda mesmo.
Feliz 2008 pra todos nós.
* http://www.almaimoral.com/ - Link da Peça

5 comentários:

cultblog disse...

Legal o seu blog. Parabéns!. Vamos colocar um link no www.cultblog.com.br.
Abraços! Sergio Evangelista.

Anônimo disse...

Muito Bom Silvio. percebo seu esforço no caminho da superação. É bom fazer parte do seu círculo de amizades. Tenha na minha família o apoio que precisar. Um abraço Beto

Anônimo disse...

Engraçado, tb comecei 2008 super incomodada comigo.
Vi o site da peça, deve ser muito bacana msm! Bem vindo (de volta) a esse mundo blogueiro! Bjos

Ralf Vinicius disse...

Silvio...
Parece que nos incomodarmos é fato recorrente nesta época do ano, mas o melhor é ser incomodado com a superação diária,"um leão por dia" é trabalho hercúleo, mas o que podemos fazer, né!
Vi o site da peça e o vídeo de apresentação, e fiquei impressionado com tanta delicadeza e profundidade juntas. Assim que puder, vou ler o livro. Brigadão por mais este insight! Abração!

Elenise disse...

OI Sil!
Ficou muito bom mesmo. Você sempre se superando e sempre nos surpreendendo.
Muito sucesso em 2008!!!!!!!!