20 julho 2011

A Amizade

Silvio Vinhal

A amizade, para mim, é como um amálgama que junta todas as outras coisas. Não acredito em relação entre seres vivos, humanos pelo menos, se não for por meio dela. Não sei se posso dizer que tenho muitos amigos, mas tenho amigos muito valiosos. Não importam em quantidade, mas na qualidade de seres humanos que possuem.

Eu talvez não seja para eles um amigo muito bom. Não gosto muito de telefone, sou desligado para datas de aniversário, esqueço nomes com facilidade, e acabo me dedicando tanto ao trabalho que, às vezes, me torno quase antissocial.

No entanto, não esqueço dos meus amigos. Às vezes digo que gostaria que no fim dos tempos, de alguma forma, fosse possível que as pessoas que amamos vissem, de uma forma mais concreta, o quanto as amamos.

Disponibilizo para os amigos uma imensa conta no banco da minha tolerância, do meu carinho, da minha atenção, do meu amor. Encaro até mesmo alguns vacilos, pisadas de bola ou pequenas “traições”. Acredito nas voltas, sou capaz de perdoar verdadeiramente. Procuro sempre ter tempo, até mesmo quando ter tempo significa “tolerar” alguns abusos.

Sinto uma saudade quase visceral dos amigos que desapareceram no tempo. As vezes me pego pensando se me esqueceram, ou onde foi que se perderam, já que hoje todo mundo está ao alcance de alguns cliques. A internet está aí e é capaz de suprir muito da saudade, da distância, do tempo passado longe. Então, me pego pensando se aqueles que sumiram simplesmente me esqueceram, morreram ou se vivem num mundo onde a internet ainda não faz muito sentido.

Saudade visceral que aumenta, quanto mais era próxima a amizade. Cadê esse povo, meu Deus? Às vezes fico com a impressão de que eram atores em um ato da minha vida, e que sumiram porque tiveram que se revestir de outros personagens nos atos subsequentes. Uma idéia maluca que já imaginei até transformar em peça de teatro.

Minha amizade por meus velhos e novos amigos hoje está, sobretudo, na rede. Não conhece fronteiras ou línguas. Aos poucos vou reunindo, descobrindo, reagrupando amigos de épocas e lugares diferentes, e todos são essenciais para mim. Cada um com sua própria importância na forma como me ajudaram a ver o mundo, a amar, a sentir-me sempre e sempre, amparado e amado.

Não posso citar nomes sem correr o risco de esquecer alguém, no entanto, eles (os nomes) fervilham na minha cabeça enquanto escrevo, junto com os rostos e as cenas de algumas lembranças que ficaram preservadas em minha memória.

Peço a Deus que preserve cada um deles, que nos propicie novos encontros pela vida, ainda que seja para falar dos filhos e netos, para falar de dores e perdas, de medos e mazelas. Sobretudo, que seja para viver e para falar de quanto a vida é bela, porque nos sentimos seguros nos braços (ou no alcance – ainda que via internet) do carinho dos companheiros que escolhemos para compartilhar a vida.


11 comentários:

Mazziotti disse...

Te amo, meu amigo mais lindo !!!

wandreazzi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
wandreazzi disse...

Você sabe o quanto TE AMO e sei que nessa sua conta meu limite é maior do que qualquer platinum, silver, black ou sei la o que mais poderiam me ofertar, com certeza muito mais do que eu mereço. Beijos e mais uma vez (estou aqui de pé agora com o teclado na mão) Bravo! Bravo! Bravo!

lorenna disse...

silvio vc é um xuxu!!! fico muito grata de estar incluída nesta lista... na minha memória vc nunca estará esquecido, sempre vai ser aquele professor fofo e carinhoso que eu suguei até mandar parar kkkk bjs...

Mylena Costa disse...

Lindo..sempre vi que você era um cara sensível! Beijos

Erika disse...

Você mora no meu coração amado!

Dani disse...

Feliz mil dias do amigo lindo Silvio. Te amo com toda ternura do mundo. beijos.

Flavia Colucci disse...

Silvio,

Que bela mensagem.

bjs.


Flávia

fotocopiam disse...

Vinhal, representando os velhos amigos, estou aqui para dizer que vc sempre foi e será muito querido. Saudades imensas daquele trio maravilhoso!!! (Gente, nao pense besteira, viu?) Éramos 3 amigos inseparáveis. Vc está no me coraçao para sempre. Acredito que no dele tb, apesar da ausência. Bjos meu querido.

Jeronima Vinhal Gianelli disse...

Oi filho querido cada dia tenho mais orgulho de voce.Obrigada MEU DEUS, por um filho tao maravilhoso.Parabens! te amo.

Gra Porto disse...

Meu amigo Silvio!