15 setembro 2009

O Brasil não conhece o Brasil!

Chapada Diamantina - BA

Nos últimos dois anos e meio tive a oportunidade de conhecer mais o Brasil. Somos mesmo um país de lindas e diversificadas paisagens, da qual, a maioria, nem conhecemos.

Conhecer o Brasil é fundamental para entender, também, porque somos um país subdesenvolvido. Há muita miséria e muita desigualdade social. Falta, sobretudo, educação ao nosso povo.

Atravessei recentemente o norte de Goiás e o centro da Bahia, e o que vi, além das belas paisagens, foi um cenário desolador, de muita pobreza. Cidades pouco desenvolvidas, pessoas morando em pequenas vilas ao longo da rodovia e quilômetros sem fim de terras sem nenhuma utilização. É claro que são terras que possuem dono, mas que do jeito em que se encontram não se prestam nem à agricultura e nem à pecuária.

Tenho notado que áreas imensas são utilizadas para a criação de gado, mas é uma utilização desproporcional. Pouco gado para muita terra, e o que se vê é que não há nenhum investimento para "melhorar" a terra e as pastagens. O que sobressai é uma mentalidade muito atrasada de aproveitar da terra tudo que ela tem, sem nada investir nela.

Essa prática reproduz o modelo que nos trouxe onde estamos hoje. Concentração de terras e riqueza nas mãos de poucos. Sucateamento do solo, que ao longo das gerações passa a ter uma utilização cada vez menor e pior. Perda da tradição rural, sem que em seu lugar seja criada uma nova tradição, amparada na tecnologia e nos processos mais modernos de criação agropecuária e de agricultura.

Há excessões, nós sabemos, mas infelizmente quase sempre ficam limitadas aos grandes centros e sua área de influência.

O Brasil não conhece o Brasil, e o que se vê é que uma grande parte desse país encontra-se perdida em meio a tantos programas de governo "desacertados" e que parecem gastar mais em publicidade do que no seu objetivo específico.
Espero que saibamos mudar isso algum dia!

Um comentário:

EFGoyaz disse...

"O Brasil não conhece o Brasil". Só essa frase já renderia um blog inteiro. E o Brasil não faz o menor esforço de conhecer o Brasil. Cada um fica com o seu Brasil mesmo e estão satisfeitos assim. Como você disse, educação é a chave de tudo. E isso é demanda rara até nas regiões ditas "mais desenvolvidas".