31 agosto 2009

Nada muda se a gente não desejar mudar




Precisamos começar a pensar/lutar para reduzir o turno de trabalho para 6 horas. Isso geraria mais postos de trabalho (2 turnos de 6 horas) e liberaria as pessoas para curtirem um pouco mais a vida, a família e para estudar.

Com o crescimento das cidades e o tempo que se perde em deslocamentos, tornou-se injusto exigir 8 horas de trabalho e reduzir tempo nas horas de sono e de "lazer".

Como as 8 horas de trabalho são rígidas, o tempo para deslocamento, banhos, alimentação e para resolver tarefas básicas para a sobrevivência, como fazer compras, por exemplo, tiram horas de sono ou que seriam necessárias às atividades de socialização com a família, amigos e com a sociedade de uma forma geral.

Nas grandes cidades, então, essa rotina fica ainda mais cruel para o trabalhador. Se for trabalhador e estudante, então, pior ainda.

Acho que o turno de 6 horas podia ser implantado IMEDIATAMENTE para as pessoas que estudam e trabalham, já seria um grande alívio, e um passo muito justo.

Com dois turnos de 6 horas cada, o comércio poderia abrir mais cedo e fechar mais tarde, favorecendo as pessoas que trabalham, que poderiam fazer compras no início da manhã ou no início da noite, gerando ainda, muitos postos de trabalho.

Nada muda se a gente não desejar, e lutar para que mudem. Os sindicatos e entidades trabalhistas, aparentemente, se esqueceram de lutar por melhores condições de trabalho também nas coisas que já estão estabelecidas.

Precisamos pensar no futuro, e nos preparar para uma sociedade com mais pessoas disponíveis para o trabalho, e disputando um mercado cada vez menor. Com 2 turnos de seis horas, parte dessa demanda seria absorvida.

Imagine uma família, onde o pai fizesse 6 horas no primeiro turno e a mãe fizesse 6 horas no segundo, ou vice-versa. Os filhos poderiam ter a assistência de pelo menos um dos pais o dia todo. Com certeza isso ajudaria muito, na construção de uma sociedade mais justa e plena de valores afetivos. Algo de que estamos precisando muito nesses dias violentos e em que as pessoas, principalmente os mais jovens, estão perdendo a referência de valores com as quais fomos criados.

Pense/divulgue isso!